ORIGEM

História

O Município de Bezerros, no Agreste, é reconhecido nacionalmente como à Terra do Papangu e tem um dos carnavais mais tradicionais e autênticos do interior do Brasil. É o terceiro maior polo carnavalesco de Pernambuco, reunindo milhares de foliões todos os anos. Os papangus são figuras mascaradas e que trazem consigo à riqueza cultural das tradições populares passadas de geração em geração ao longo de anos, misturando imaginário coletivo do povo bezerrense, misturando.

Detalhe
O NOME

Surge o Papangu

O tempo passou e a brincadeira ganhou vida entre os moradores. Quando os mascarados surgiam nas ruas para pedir a comida, as crianças gritavam para seus familiares: 'Lá vem os papa-angu!'. Foi dessa expressão popular que surgiu o tradicional nome do Papangu, hoje o grande anfitrião do carnaval de Bezerros.

Detalhe
HOJE

Patrimônio Cultural Imaterial

O Carnaval do Papangu de Bezerros é referência pela originalidade e autenticidade do próprio anfitrião que é Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco, conforme Lei Estadual Nº 13.773/20209. O nome é uma junção das palavras “papa” + “angu”, traduzindo o costume de pedir comida de milho (angu) nas residências.

Detalhe
TEMA

HISTÓRIA, MOVIMENTO E ENCANTO

Em 2026, o Carnaval do Papangu de Bezerros tem como tema central “História, Movimento e Encanto” que destaca os elementos marcantes de sua trajetória: a tradição centenária, o mistério das máscaras, a dança pelas ruas e o colorido dos festejos carnavalescos.

Detalhe